A entrada no Ensino Fundamental inaugura práticas de sistematização que diferenciam este segmento do anterior (Educação Infantil). A aprendizagem da leitura e da escrita possibilita o acesso ao conhecimento e inaugura novas práticas e rotinas. Assim a escola busca desenvolver competências e habilidades que possibilitem que o aluno acompanhe as demandas escolares, como por exemplo, consultar, revisar, realizar avaliações formais, cuidar de seu material, entre outras, aprendendo os procedimentos que favorecem a construção de um aluno autônomo e responsável.
O currículo é composto pelas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (uso do Laboratório de Ciências), Conhecimentos Históricos e Geográficos, cuja gestão fica sob a responsabilidade do professor de turma. As atividades extras: Educação Física, Arte, Inglês com uma proposta bilíngue, Cultura Maker, Turing: A lógica da programação e Habilidades de Vida, sob a responsabilidade dos professores especializados. Os conteúdos são tratados em contextos diversos e de forma mais complexa ao longo da trajetória escolar. Com isto privilegiamos a compreensão e o aprofundamento do saber. Nessa perspectiva, a avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem e são utilizados diferentes instrumentos para acompanhar o desempenho de nossos alunos.
Tendo em vista a importância do brincar na Educação Infantil, atividades lúdicas e prazerosas são planejadas de acordo com a faixa etária.
Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, oferece oportunidade para que seu potencial se desenvolva plenamente nos aspectos intelectual, emocional, motor e social.
O trabalho educacional individualizado propicia à criança situações de aprendizado ricas em estímulos adequados à idade de cada grupo, desenvolvidas em espaços ao ar livre e em sala de aula, explorando os diferentes locais da Escola.
A entrada no Ensino Fundamental inaugura práticas de sistematização que diferenciam este segmento do anterior (Educação Infantil). A aprendizagem da leitura e da escrita possibilita o acesso ao conhecimento e inaugura novas práticas e rotinas. Assim a escola busca desenvolver competências e habilidades que possibilitem que o aluno acompanhe as demandas escolares, como por exemplo, consultar, revisar, realizar avaliações formais, cuidar de seu material, entre outras, aprendendo os procedimentos que favorecem a construção de um aluno autônomo e responsável.
O currículo é composto pelas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (uso do Laboratório de Ciências), Conhecimentos Históricos e Geográficos, cuja gestão fica sob a responsabilidade do professor de turma. As atividades extras: Educação Física, Arte, Inglês com uma proposta bilíngue, Cultura Maker, Turing: A lógica da programação e Habilidades de Vida, sob a responsabilidade dos professores especializados. Os conteúdos são tratados em contextos diversos e de forma mais complexa ao longo da trajetória escolar. Com isto privilegiamos a compreensão e o aprofundamento do saber. Nessa perspectiva, a avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem e são utilizados diferentes instrumentos para acompanhar o desempenho de nossos alunos.
Tendo em vista a importância do brincar na Educação Infantil, atividades lúdicas e prazerosas são planejadas de acordo com a faixa etária.
Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, oferece oportunidade para que seu potencial se desenvolva plenamente nos aspectos intelectual, emocional, motor e social.
O trabalho educacional individualizado propicia à criança situações de aprendizado ricas em estímulos adequados à idade de cada grupo, desenvolvidas em espaços ao ar livre e em sala de aula, explorando os diferentes locais da Escola.
O Colégio Recreio oferece a todos os seus alunos, atendimento especializado de apoio escolar. Sempre que identificamos alguma dificuldade acerca dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos são convidados para participar do estudo dirigido. As aulas acontecem 2 (duas) vezes na semana, logo após o horário da escolaridade.
O projeto “Momento Cívico” é desenvolvido para resgatar os símbolos nacionais e proporcionar aos estudantes um momento de integração entre as turmas, possibilitando um espaço de socialização das pesquisas e atividades desenvolvidas durante o ano. Os professores selecionam os trabalhos produzidos pelos alunos e organizam junto com estes as estratégias de apresentação: teatro, jornal, jogral, canto. Alunos, professores, direção e pais se encontram no pátio coberto, quinzenalmente para acompanharem a execução do Hino Nacional e para assistirem as apresentações das turmas.